Informações sobre Revistas Científicas

Apresentamos  informações dos periódicos onde aparecem produções científicas dos cursos de Odontologia e Fonoaudiologia. A esses títulos agregamos informações a fim de auxiliar os pesquisadores a escolherem os principais veículos de divulgação para a publicação de seus trabalhos.  Poderão encontrar informações de indicadores da produção científica nacional e internacional, tais como: QUALIS, Fator de Impacto, bem como as Normas de publicação das revistas.

QUALIS

A Lista Qualis Odontologia/Fonoaudiologia apresenta os periódicos nacionais e internacionais avaliados pela CAPES, utilizando procedimentos de estratificação para averiguar a qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. As revistas são apresentadas em ordem alfabética, o número do ISSN e a classificação dos periódicos que são enquadrados em estratos indicativos de qualidade – A1, o mais elevado; A2;B1: B2; B3; B4; B5; C- com peso zero.

As informações das revistas científicas com relação ao Qualis foram retiradas na página WebQualis que pode ser acessada do seguinte endereço:

QUALIS

 

JOURNAL CITATION REPORTS – JCR

Entre as ferramentas mais conhecidas para aferir a qualidade de uma publicação científica podem-se citar, a nível internacional, o Fator de Impacto (FI) publicado no Journal Citation Reports (JCR) da Clarivate Analytics, criado com o intuito de estabelecer um método de avaliação de um periódico em relação a outros da mesma área.

O FI fornece um ranking dos periódicos indexados nas bases da Web of Science com base no número de citações recebidas por uma revista em um determinado período. O índice é calculado dividindo-se o número de citações (A) que um periódico recebe em dois anos pelo número de artigos publicados (B) no mesmo período. Dessa forma, a fórmula para o cálculo é FI=A/B. Quanto mais citações uma revista receber maior será seu FI, demonstrando quão visível é a revista para a comunidade científica. Esta métrica é uma das mais conhecidas e almejadas no meio científico.

Para maiores informações:

http://clarivate.com/scientific-and-academic-research/research-evalution/journal-citation-reports/

Para acessar a base de dados (acesso restrito à Universidade ou com acesso remoto via Rede USP – VNP ou Wireless):
https://jcr.incites.thomsonreuters.com/JCRJournalHomeAction.action

 

Anúncios