Sobre o SDD

O Serviço de Biblioteca e Documentação “Prof. Dr. Antônio Gabriel Atta” da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) é composto por três serviços:  Serviço de Referência e Informação (SR&I), Serviço de Aquisição e Processos Técnicos (SAPT) e Serviço de Documentação e Divulgação (SDD), que juntos têm a seguinte missão:

Oferecer suporte informacional técnico para a viabilização do uso da produção do conhecimento científico nas áreas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Odontologia de Bauru.

Esses três serviços estão estruturados na forma do organograma abaixo:

O Serviço de Documentação e Divulgação (SDD) tem por finalidades selecionar os diversos documentos existentes nas áreas de Odontologia, Fonoaudiologia e ciências afins, sistematizar o material reunido, obedecendo a um controle bibliográfico que permita análise de seu conteúdo, e colocá-lo à disposição da comunidade científica, divulgando-o das mais diversas maneiras.
Os principais serviços desenvolvidos pelo SDD são:
1 – Cadastro de Informações
É o registro das informações contidas nos diversos documentos, reunindo-as, armazenando-as, canalizando-as, tratando-as e recuperando-as, permitindo assim acessibilidade imediata dos usuários à informação de seu interesse.
O acesso a essas informações se efetua por meio de Bancos e Bases de Dados pertinentes à área.
2 – Alimentação de Bancos e Bases de Dados
Tem por finalidade processar sistematicamente, de forma automatizada, as informações bibliográficas recebidas provenientes de:
– indexação de artigos de periódicos, livros, capítulos de livros, eventos e outros tipos de materiais que envolvam docentes da FOB-USP no Banco de Dados Bibliográficos da USP (DEDALUS) – módulo PRODUÇÃO;
– indexação de Dissertações e/ou Teses defendidas na FOB-USP no Banco de Dados Bibliográficos da USP (DEDALUS) – módulo TESES;
– indexação de artigos de periódicos, livros, capítulos de livros e teses da área de Odontologia nas Bases de Dados Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO), LILACS e de artigos de periódicos na base de dados MEDLINE.
O SDD é responsável também por disponibilizar os arquivos digitais das dissertações e teses defendidas na FOB-USP no Portal Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da USP.
3 – Normalização e Preparo de Publicações
A normalização procura disciplinar e/ou padronizar a produção intelectual existente, ou seja, estabelecer uma linguagem comum de tratamento para todos os documentos.
Seu objetivo é oferecer aos profissionais responsáveis pelas publicações oficiais condições para uniformizar tais publicações, no que concerne a um conjunto de normas mínimas de editoração aplicáveis a livros, folhetos, periódicos e outros materiais.
O SDD procura assessorar os usuários neste aspecto, orientando-os sobre as principais normas vigentes aplicadas às áreas de produção intelectual, tais como: ABNT, Vancouver, ISO etc. Além disso ele oferece, quanto à apresentação formal, a revisão de textos de teses, artigos de periódicos para publicação, entre outros.
3.1 – Publicações Oficiais do SBD/FOB-USP
– Diretrizes Básicas para elaboração de Dissertações e Teses
Publicação elaborada com o intuito de auxiliar os docentes e discentes da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo na apresentação formal dos trabalhos realizados no âmbito da Pós-Graduação.
3.2 – Publicações Oficiais da Unidade
– Journal of Applied Oral Science
O SDD presta assessoria técnica à Comissão de Publicação do periódico, sendo responsável por acompanhar todo o processo de publicação desde o recebimento dos artigos até o momento de sua publicação e divulgação. Ele é também responsável pelo encaminhamento dos arquivos digitais dos seus conteúdos para a base de dados SciELO e pela sua indexação nas bases de dados BBO e LILACS.
4 – Cursos de capacitação
O SDD, de forma integrada aos demais serviços do SBD/FOB-USP, desenvolve a capacitação de usuários para a realização de trabalhos científicos como artigos de periódicos, monografias e dissertações/teses, abordando mais especificamente a elaboração de referências bibliográficas, resumos, entre outros.

Equipe Técnica
Supervisora Técnica
Valéria Cristina Trindade Ferraz – CRB 8ª. – 4720
Bibliotecários
Deborah Schmidt Capella Junqueira – CRB 8ª. – 8519
José Roberto Plácido Amadei – CRB 8ª.- 7324
Pessoal Técnico
Allan Rodrigo Dias

Daniel da Silva Correa

 

 

 

Anúncios